Skip to main content
Advocacia 4.0Automação Jurídica

O que é Automação Jurídica e como automatizar o seu escritório de advocacia

By 19 de novembro de 2021No Comments

A automação jurídica é um recurso muito vantajoso para o seu escritório de advocacia. Além de auxiliar no processo de gestão de tarefas, essa atividade é capaz de aumentar a produtividade do trabalho dos advogados.

Dessa forma, as tecnologias presentes nos processos de automação possibilitam a otimização de diversas tarefas, agilizando até mesmo as condições de atendimento aos clientes.

Se você quer saber mais sobre a automação jurídica, leia esse artigo até o final e descubra como inserir essa tecnologia eficiente no seu escritório de advocacia.

Automação jurídica: o que é?

A automação jurídica é uma atividade que vai além dos procedimentos que envolvem a digitação de arquivos e documentos.

Para colocá-la em prática é necessário investir em um software jurídico com o intuito de organizar e agrupar as tarefas e informações, efetuando, assim, um processo de gestão inteligente.

Com base nisso, essa atividade permite realizar a otimização das tarefas repetitivas de um escritório de advocacia.

Dessa maneira, você terá mais tempo para se dedicar aos trabalhos principais, focando na análise de casos dos clientes, garantindo a realização de um trabalho com excelência.

O processo de tecnologia que envolve a automação jurídica, demanda a transformação de todos os setores, desde o técnico ao administrativo da empresa.

Para isso, é necessário buscar uma sinergia entre todos esses setores. Dessa forma, os resultados sempre serão satisfatórios.

Vantagens da automação jurídica em um escritório de advocacia

A automação jurídica proporciona muitas vantagens para um escritório de advocacia. Vamos conhecê-las?

Melhora o processo de gestão e organização

Por meio de um software jurídico é possível realizar uma gestão mais eficiente de todos os procedimentos e fluxos de atividades.

As tarefas poderão ser acompanhadas e agendadas. A plataforma enviará um recado quando o prazo estiver esgotando.

O intuito é garantir o cumprimento eficaz de todas as demandas referentes a um escritório de advocacia.

A automação jurídica permite que as atividades sejam organizadas com maior precisão. Assim, o trabalho pode ser realizado de forma mais simples.

Todas as informações no mesmo lugar

Outra grande vantagem do processo de automação consiste na possibilidade de centrar todas as informações em um ambiente único.

Dessa forma, você não precisará perder tempo mexendo em diversos softwares na busca de dados e registros importantes.

Aumento da produtividade

Um dos objetivos da automação é impedir a realização das atividades repetitivas. Devido a isso, o aumento da produtividade se torna um processo evidente.

Além disso, o software jurídico permite realizar outros procedimentos fundamentais em poucos minutos. Entre eles está a digitalização dos documentos e das cópias.

Por meio do processo de automação jurídica, as velhas anotações em cadernos e planilhas também poderão ser abandonadas.

O software apresenta um ambiente adequado para registrar e armazenar todos os tipos de informações necessárias.

Aumento da lucratividade

O processo de automação proporciona o maior empenho do tempo em atividades fundamentais, incluindo a busca por novos clientes.

Com base nisso, você poderá aumentar a gama de serviços oferecidos pelo seu escritório de advocacia, ampliando, consequentemente, os lucros adquiridos.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem para a nossa equipe. Aproveite para acessar o nosso blog e ampliar os seus conhecimentos sobre vários assuntos.

Rápido acesso às informações

A automação jurídica agiliza o acesso às informações referentes aos clientes e aos trabalhos no escritório de advocacia.

Um bom exemplo consiste na busca por dados registrados dentro do software. Assim, basta digitar expressões ou nomes para a plataforma fornecer as informações que permanecem armazenadas nela.

Outra grande vantagem é que o software jurídico pode ser acessado a qualquer hora, independente do lugar.

Para isso, basta utilizar uma internet e ter em mãos um computador, tablet ou celular.

Alto controle no volume de dados

É comum que um escritório de advocacia tenha um grande volume de dados. Para comprovar essa afirmação, basta observar a quantidade de processos que são gerenciados.

Com base nisso, o software de automação jurídica proporciona um alto controle de todas as informações necessárias para uma rotina de trabalho eficiente.

Assim, por meio dessas plataformas, os advogados poderão acompanhar e controlar a quantidade de contratos realizados, o tempo destinado a resolução dos trabalhos e os tipos de processos, entre outras informações de grande importância.

Gerenciamento e integração da equipe

Realizar o gerenciamento de uma equipe é uma tarefa que exige muito tempo de trabalho.

Geralmente, os advogados são muito ocupados e necessitam de muitas horas para desenvolver o principal ofício da profissão: advogar.

Por esse motivo, é importante obter organização e rapidez no processo de delegação das tarefas da equipe de funcionários.

É comum que muitos advogados, no intuito de resolver os processos, solicitem aos profissionais do escritório algumas informações especiais. Entre elas estão e-mails com orientações sobre determinados casos, além de outros dados pertinentes a realização de seu ofício.

Nesse contexto, o software jurídico ganha grande destaque, pois facilita todos os processos que envolvem a comunicação interna dentro do escritório de advocacia.

Ele permite que a equipe trabalhe de maneira integrada. Dessa forma, as chances de falha serão reduzidas durante o cumprimento das tarefas.

Com base nisso, o advogado poderá conversar com todos os componentes da sua equipe por meio do software de automação jurídica.

O diálogo apresenta muita eficiência, pois sempre que uma mensagem é enviada, o destinatário é notificado imediatamente pelo sistema.

Assinatura digital

O processo de atualização do token é muito importante para a prática de atividades que envolvem sentenças jurídicas ou petições iniciais.

Entretanto, a advogado terá um grande trabalho para resolver essa questão mediante a perda do certificado ou ao processo de realização do ofício fora do escritório de advocacia.

Por esse motivo, é indicado eliminar a utilização dos dispositivos físicos durante a assinatura de contratos, petições e outros tipos de documentos.

Os softwares de automação jurídica proporcionam maior segurança e autonomia para a realização dessas assinaturas.

Previsões futuras

É possível realizar ações preditivas por meio da utilização dos softwares de automação jurídica.

Com base no histórico dos fatos, os advogados poderão ter uma noção de possíveis ações futuras nos trâmites que envolvem os processos.

Essa possibilidade é influenciada pelas estatísticas resultantes da coleta e organização dos dados que se baseiam nas vivências passadas.

Por esse motivo, a automação jurídica pode fornecer um panorama mais assertivo sobre a resolução dos futuros processos.

Se quiser maiores informações, acesse o nosso site ou envie uma mensagem. Em breve você terá uma resposta.

 

Leave a Reply