Skip to main content
Advocacia 4.0Transformação Digital

Inteligência Artificial na Advocacia

By 18 de abril de 2021maio 28th, 2021No Comments
A Inteligência Artificial se apresenta como uma forte aliada para o escritório de advocacia que busca não apenas modernizar suas operações, mas também aumentar sua eficiência e produtividade.Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura e conheça o que é Inteligência Artificial e as principais vantagens que ela pode proporcionar a um escritório de advocacia. Além disso, veja como esse segmento de mercado tem feito uso dessa solução.Confira:O que é Inteligência Artificial?A Inteligência Artificial, também conhecida simplesmente pela sigla IA, é um processo pelo qual se busca garantir que uma máquina ou sistema seja capaz de reproduzir às ações humanas ou atividades que são feitas por humanos ou profissionais.Com outras palavras, é uma operação da ciência da computação que busca, através de sistemas computacionais, construir dispositivos que sejam capazes de simular a inteligência humana e, a partir disso, resolver problemas do dia a dia.Ao contrário da automação, que, de certo modo, necessita do auxílio humano até certo ponto, a Inteligência Artificial dispensa esse suporte de rotina, o que, na prática, faz com que certos dispositivos sejam independentes e consigam resolver problemas sozinhos.Hoje, cabe destacar, a Inteligência Artificial é uma tecnologia utilizada em diversos ramos do mercado. Na educação, por exemplo, existem dispositivos que são previamente programados para resolver por conta própria as dúvidas de estudantes com relação a determinados procedimentos. O mesmo acontece em outras áreas, como saúde, lazer etc.Uso da Inteligência Artificial na advocaciaNão é diferente no universo jurídico. Assim como nos demais setores do mercado, a IA tem sido utilizada nos escritórios jurídicos para acelerar processos e conferir a eles maior eficiência.De acordo com a Associação de Advogados de São Paulo (AASP), a IA é uma solução que faz parte da quarta revolução industrial, a qual reúne tecnologias de ponta que são capazes, de forma geral, de fazer com que as tarefas sejam desenvolvidas de forma inteligente.A AASP, em artigo publicado em novembro de 2019, destacou algumas das principais aplicações da IA no ramo jurídico, as quais valem destacar para que tenha noção a respeito da importância de fazer uso dessa solução em seu escritório. Veja:
  • Instrumentos preditivos de resoluções judiciais
Conforme o órgão, “trata-se da utilização dos algoritmos inteligentes, com o objetivo de analisar os padrões de determinadas decisões. Permite a sistematização e análise de um grande conjunto de decisões judiciais, transformando-as em dados estatísticos. Aqui entra a chamada jurimetria”.
  • Instrumentos de investigação jurídico-legal e de apoio na elaboração de estratégias judiciais
“Eis um ponto importante, pois a advocacia se transforma em uma efetiva profissão de projeção de estratégias, combinando um conjunto plural de fontes do Direito, sejam nacionais e/ou internacionais, legisladas ou desenvolvidas a partir da autorregulação. Aqui ingressa a construção de árvores de decisão, programas de cumprimento, estruturando-se a chamada “informática jurídica decisória”, com dois exemplos globais potentes – o Ross e o Watson;”
  • Instrumentos de revisão contratual;
  • Instrumentos de redação de documentos jurídicos;
  • Instrumentos de automatização de processos repetitivos.
  • Instrumentos inteligentes de reconhecimento de voz;
  • Aplicativos para a resolução de conflitos;
  • Aplicativos para o acompanhamento da tramitação de projetos de lei, entre outras possibilidades já disponíveis no mercado;
  • Atendimento ao cliente
Hoje, muitas das empresas do ramo jurídico têm adotado a IA para melhorar o seu processo de atendimento ao cliente. É o caso da solução chamada Chatbot, que tem por missão automatizar o processo de atendimento ao cliente, deixando à disposição uma tecnologia que pode realizar esse procedimento nas 24 horas do dia e nos sete dias da semana.O chatbot é uma tecnologia que pode ser introduzida no site do escritório jurídico.Vantagens que a IA pode proporcionar a um escritório jurídicoCom base no que mencionamos anteriormente, dá-se para ter noção a respeito das vantagens que a IA pode proporcionar a um escritório jurídico. No entanto, caso ainda tenha dúvida a esse respeito, continue a leitura.Aqui, apresentamos as principais:
  • Aumento da eficiência
De forma geral, podemos dizer que a IA possibilita o aumento da eficiência de um escritório de advocacia, considerando o fato de que se trata de uma solução que pode automatizar a maioria de suas operações, reduzindo, com isso, o tempo de realização de cada uma delas.É o caso do atendimento ao cliente. Ele pode colocar sua dúvida no chatbot e este pode resolver de forma quase que imediata. Em caso de pergunta complexa, pode direcionar o atendimento para o profissional competente.
  • Redução de custos
A IA é vantajosa não apenas porque aumenta a produtividade de um escritório jurídico, mas também porque contribui para a redução de custos.Como um de seus fundamentos é simular a inteligência humana em máquinas ou programas de computadores, é possível reduzir a equipe de trabalho e, com isso, reduzir custos.Fora isso, é plenamente possível reduzir custos relacionados a erros na execução de trabalhos, bem como custos associados à material de apoio, como papeis, por exemplo.
  • Otimização na realização de tarefas
Dentre as diversas vantagens que a IA pode proporcionar a um escritório de advocacia, podemos destacar ainda a otimização na realização de tarefas, o que, na prática, é capaz de fazer com que ele alcance seus objetivos de forma mais ágil.Um exemplo de operação que pode ser otimizada com a IA é a pesquisa de jurisprudência ou doutrina para elaborar um documento jurídico, como petição ou peça processual. A IA pode fazer isso de maneira rápida, algo que poderia demorar caso fosse realizado por um profissional.Como se pode visualizar, a IA é uma parceria excelente para o escritório de advocacia que busca melhorar o desempenho de suas operações e, com isso, aumentar sua competitividade no mercado.Sabia que podemos lhe ajudar nesse sentido? Contamos com uma plataforma que dispõe de diversos recursos capazes de modernizar as operações do seu escritório jurídico. Uma delas é, por exemplo, a IA.Solicite uma demonstração de nossa plataforma visitando o nosso site ou, se preferir, entrando em contato conosco. Será um prazer conversar com você! 

Leave a Reply