Skip to main content
Advocacia 4.0Gestão na Advocacia

Automação de Processos para Escritórios de Advocacia

By 15 de setembro de 2021No Comments
Hoje, a automação de processos ou operações se tornou algo fundamental para o negócio que busca elevar sua eficiência, bem como sua produtividade.

É uma solução, vale dizer, que pode ser utilizada em qualquer que seja o segmento de mercado, como educação e saúde, mas também em escritórios de advocacia. Para saber melhor o que é automação de processos na advocacia, bem como conhecer suas principais vantagens, continue a leitura.

Aqui, ainda apresentamos como adotar essa solução em seu escritório jurídico. Confira:

Afinal, o que é automação de processos?

A automação de processos é um processo pelo qual se busca automatizar operações que são feitas de maneira manual, com o objetivo de alcançar o aumento de eficiência e produtividade. Hoje, vale dizer, a maioria das empresas observa a automação de processos como uma estratégia fundamental para garantir o seu crescimento de maneira acelerada e diferenciada. Pode-se dizer ainda que a automação de processos é um processo que garante a modernização de empresas, fazendo com que elas, a partir disso, se destaquem no mercado, aumentando o seu número de clientes e consequentemente o de vendas.

A automação de processos na advocacia pode ser aplicada em qualquer que seja o setor, o que significa dizer que é capaz de ser implementada no atendimento ao cliente, mas também no departamento específico que cuida da criação de petições e arquivamento de processos. É uma solução que, sem dúvida alguma, pode trazer diversas vantagens para um escritório de advocacia, como a sua transformação digital, processo, cumpre destacar, que é uma tendência.

Vantagens da automação de processos na advocacia

Várias são as vantagens da automação de processos na advocacia. Confira as principais a seguir:

1) Redução de custos

Uma das principais vantagens de implementar a automação de processos em seu negócio é o fato de que isso pode contribuir para a redução de custos, de maneira que assim o seu escritório de advocacia tenha fôlego financeiro. A redução de custos se dá de diversas maneiras.

Uma delas, por exemplo, decorre do fato de que a automação de processos na advocacia, por digitalizar ou automatizar operações, reduz o número de erros manuais, os quais, geralmente, geram prejuízos para um negócio. A segunda possibilidade reside no fato de que pode o escritório jurídico reduzir o seu quadro de colaboradores, pois as operações são mais facilmente desenvolvidas.

2) Aumento da produtividade

Aumentar a produtividade é um dos principais objetivos dos gestores. Então, aplicando a automação de processos em seu escritório jurídico é possível aumentar a produtividade e, com isso, destacar o seu negócio no mercado.

O aumento da produtividade se dá porque os processos serão colocados em prática não de forma manual, mas digital ou automatizada, o que eleva o nível de produção. Processos que antes levavam dias para serem editados dentro de um prazo, com essa solução isso pode ser feito de maneira altamente acelerada.

O aumento da produtividade se dá também pelo fato de que é possível reduzir o número de atividades repetitivas, as quais fazem com que a organização perca tempo e dinheiro, na maioria dos casos.  

3) Integração de setores

Hoje, um bom escritório de advocacia é composto por alguns setores que são de fundamental importância para o desenvolvimento de suas operações. São, geralmente, eles: setor de atendimento ao cliente; setor de arquivo; recepção; prospecção de clientes; entre outros.

Muitas vezes, integrar esses setores para uma gestão unificada e eficiente é um problema. Todavia, com a automação de processos na advocacia isso se tornou possível, sendo essa uma de suas principais vantagens. A automação de processos na advocacia não só unifica, na maioria dos casos, tais setores, como também garante a possibilidade de dividir/democratizar informações para uma gestão mais eficiente, produtiva e estratégica.

A automação de processos ocorre, geralmente, a partir de um sistema, o qual pode ser acessado pelos vários departamentos que compõem o escritório jurídico. Esse sistema conta com um banco de dados que reúne informações sobre os diversos setores de um negócio, de maneira a garantir agilidade e assertividade ao processo decisório.

4) Padronização de processos/operações/modos de agir

Essa é mais uma das incríveis vantagens que a automação de processos pode garantir ao seu escritório de advocacia. Ela pode garantir a padronização de processos manuais e, assim, fazer com que o seu negócio aumente sua eficiência e produtividade. Hoje, um dos principais problemas de uma empresa é justamente ter que lidar com a despadronização de processos que é colocada em prática conforme o modo de agir individual do colaborador, o que pode trazer sérios riscos para o crescimento do negócio. É o caso, por exemplo, do funcionário X que segue um caminho para desenvolver a mesma tarefa que é colocada em execução pelo colaborador Y.

A consequência direta disso é um ambiente de trabalho não apenas despadronizado, mas também desunificado.

5) Análise de desempenho e crescimento

Outro ponto a se observar com relação à automação de processos na advocacia é o fato de que se trata de uma solução que pode garantir que a sua empresa seja capaz de analisar o seu desempenho e, com isso, obter crescimento ou pensar em ações que façam com que ela se desenvolva de maneira acelerada. Um sistema ou plataforma de automação de processos para escritórios de advocacia conta, geralmente, com ferramentas de análise que possibilitam que o seu escritório jurídico saiba, por exemplo, quantos documentos foram arquivados e quantos clientes foram atendidos em uma dada época.

Com base nessa informação, é possível aferir a sua produtividade e verificar se ações mais eficientes podem ser tomadas para fazer com que o seu negócio cresça mais e conquiste metas mais ousadas. Como aplicar a automação de processos em seu escritório de advocacia?

Hoje, com o desenvolvimento tecnológico, ficou mais fácil encontrar soluções que possam fazer com que o seu escritório aumente sua eficiência e produtividade a partir da automação de processos.

É o caso da Corejur, plataforma que conta com vários recursos que tornam a automação de processos em algo possível em seu escritório de advocacia.

Para solicitar uma demonstração de uso, acesse a página de DEMONSTRAÇÃO e solicite através de nosso formulário. Aguardamos você!

 

Leave a Reply